terça-feira, 6 de outubro de 2009

Participantes do Programa de Intercâmbio conheceram a quarta maior cooperativa agroindustrial do setor de vinhos do mundo



Os integrantes da delegação da Mesorregião Grande Fronteira do Mercosul, que participam do Programa de Intercâmbio do Ministério da Integração Nacional com a União Europeia, visitaram na terça-feira (29/10) a Cooperativa Caviro, em Faenza (Itália).

Com mais de 35 anos de atividade e com quarenta cooperativas em toda a Itália, que agrupam cerca de 33 mil produtores vinícolas, a Cooperativa Caviro alcançou uma posição de liderança no país, e no exterior, nas diferentes áreas em que atua: divisão de destilaria e divisão de vinhos. A delegação brasileira foi recebida por Giordano Zinzane, diretor de Enologia da cooperativa, que fez uma explanação sobre o funcionamento da cooperativa e sobre o modo de plantio utilizado e conduziu o grupo a um tour pela fábrica. Uma das inovações verificada no fábrica é a utilização de embalagens tetraplac (do tipo de caixas de leite) para embalar os vinhos.

Também no dia 29, o grupo visitou a Enoteca Regional de Dozza, acompanhado por um representante da Direção Geral da Agricultura da Região de Emilia Romagna.

No dia seguinte pela manhã, a delegação se dirigiu a Campegine onde conheceu a Cantine Riunite & CIV, produtora do vinho Lambrusco. A Cantine Riunite tem 2.600 vitivinicultores associados e possui 3.500 hectares de vinhedos, com uma produção que gera cerca de 140 milhões de euros anuais. Desta produção, 50% é exportada para os Estados Unidos, Alemanha, Inglaterra, Espanha, Brasil, China, México.

Na parte da tarde, o grupo visitou a Cantine Albinea Canali, em Canali, que é ligada à cooperativa Riunite.

O Programa de Intercâmbio, que é custeado pela União Europeia, é fruto do Memorando de Entendimento com a Direção Geral de Política Regional da Comissão Europeia (DGREGIO), assinado pelo Ministro Geddel Vieira Lima, em 2007, com o objetivo de promover, dentre outros aspectos, o acordo mútuo, a cooperação bilateral na área de política regional e estabelecer canais de comunicação para o fortalecimento do intercâmbio de informações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário